segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Como lidar em situações que seu filho "normal" começa a fazer perguntas sobre crianças deficientes?





Gostaria de começar as postagens aqui no nosso blog com um assunto tanto quanto constrangedor para algumas mães. Para isso, trago aqui um texto com umas dicas simples, mas bastante eficazes de como lidar nessa situação. Espero que vocês aproveitem bastante.

"Imagine a seguinte situação: uma mãe X está no mercado, dividindo sua atenção entre o filho - que tem alguma deficiência - e a escolha dos tomates, quando, de repente, escuta uma voz infantil: “mãe, por que ele baba?”. Ou “mãe, por que ele faz esse barulho?”.
A mãe X se vira e vê, ao mesmo tempo, uma criança apontando para o seu filho e uma mãe Y desesperada, puxando a criança na direção contrária, ralhando com ela, e dizendo coisas como “não diga isso!” ou “falamos disso em casa”.
Se você já foi a mãe Y em algum momento, eu te digo que há formas melhores de reagir, por mais envergonhada que vc esteja.

Anota aí:

1. Em 1º lugar, não fuja com seu filho.
Quando você faz isso, passa várias mensagens pra ele: que ele deve temer a outra criança, que não devíamos estar no mesmo espaço, que ele deve se afastar. Tolere o seu desconforto e tente fazer desse limão uma limonada.

2. Peça desculpas se achar que seu filho foi rude.
Alguns comentários espontâneos podem machucar mesmo sem a intenção. Se você acha que esse foi o caso, diga “Me desculpe. Meu filho estava curioso a respeito do seu filho e não soube se expressar bem”.

3. Apresente-se à mãe e à criança. Encoraje seu filho a fazer o mesmo.
Mesmo que a criança não responda, provavelmente, a mãe vai responder. E você já quebrou o gelo aí.

4. Ache algo em comum para mostrar ao seu filho que ali há só outra criança.
Comentários aleatórios como “olha, filho, que carrinho legal ele tem” ou “filha, o tênis dela é de princesa como o seu” já ajudam a estabelecer essa similaridade. Afinal, criança é criança, sempre há coisas em comum, e é isso que você deve ressaltar.

5. Em casa, converse sobre diversidade de forma positiva.
Explique, de forma simples, que todos somos diferentes, de várias cores e tipos. Uns andam com as pernas e outros com uma cadeira. Uns aprendem a falar mais cedo e outros mais tarde. Uns fazem barulhinhos pra se expressar. E que é isso que dá graça ao mundo.

6. Por fim, que tal pensar um pouco na diversidade com a qual seu filho convive? Mesmo que o seu círculo pessoal não seja lá muito diverso, sempre há vídeos, livros e situações em que você pode expô-lo à diversidade de forma positiva.❤”

Autor Desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário